Não é de hoje que ingredientes naturais, como plantas e vegetais, são usados para prevenir, controlar e tratar dores e doenças.
Fundada em 1920, na França, o termo aromaterapia vem da fitoterapia, técnica que examina as atividades terapêuticas de plantas e vegetais na prevenção e tratamento de doenças.
Segundo a Aromaflora – Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Aromaterapia, a Aromaterapia é uma terapia complementar e integrada utilizada para promover e manter a saúde física e mental, bem-estar mental e espiritual.
E o que é aromaterapia?
Podemos olhar para isso como um remédio usando o cheiro de flores, frutas e legumes. Considerando o procedimento completo, a aromaterapia tem benefícios em ajudar as pessoas com a saúde física, mental e emocional.
Entre seus muitos benefícios, os efeitos terapêuticos da aromaterapia podem ajudar a promover o relaxamento, reduzir a dor e a fadiga muscular, controlar o estresse e a ansiedade, tratar problemas respiratórios, restaurar a memória e a concentração, fortalecer o sistema imunológico e melhorar os sintomas respiratórios. TPM e menopausa, interagindo com a saúde da mulher.
Como funciona a aromaterapia?
Feita com Óleos Essenciais, compostos naturais extraídos de plantas e plantas perfumadas, a aromaterapia funciona pela inalação do ar ou pelo contato com o mediador do óleo responsável por essas substâncias.
Em seus muitos usos, os Óleos Essenciais podem ser perfumados diretamente, adicionados a tratamentos faciais ou capilares, misturados com massagens ou usados em ambientadores internos.
Ao aplicar os óleos essenciais mais puros deste Óleo Essencial, este processo de cura aplica-se às atividades físicas, mentais e emocionais de quem o desfruta, promovendo sensações de bem-estar e harmonia.
Por isso, a aromaterapia é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e, no Brasil, tornou-se um dos serviços gratuitos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Quem pode se beneficiar da Aromaterapia?
A aromaterapia pode ser usada rotineira e diariamente, sem a necessidade de sintomas de dor ou desconforto. Isso porque esse método de tratamento é um grande aliado na oposição do cotidiano.
O aromaterapeuta, especialista que trabalha com Aromaterapia, pode ser consultado para que seja possível perceber qual o aroma mais adequado às necessidades de cada indivíduo.
Deixe um comentário