Trata-se de uma técnica que consiste na estimulação mecânica de pontos específicos do pavilhão auricular.
Para que isso ocorra, são utilizados materiais esféricos e de superfície lisa, como sementes e cristais. Eles são presos à pele para que fiquem pressionando esses pontos.
Todas as regiões e órgãos do corpo humano estão representados na orelha, como se ela fosse um feto disposto de cabeça para baixo. Logo, ela reflete todas as mudanças fisiopatológicas que possam acometer:
- Órgãos;
- Membros;
- Tronco;
- Tecidos;
- Vísceras.
Quando ocorre qualquer patologia, ela reflete na orelha e em locais diferentes, chamados pontos auriculares. Estima-se que existam cerca de 200 pontos em ambas as faces da orelha.
Para que a auriculoterapia seja eficiente, o paciente deve estimular as esferas várias vezes ao dia, evitando deslocá-las. Elas devem permanecer na orelha em, no máximo, 7 dias, sendo indicado ter 24 horas de descanso para refazer o tratamento.
A acupuntura é uma técnica milenar que oferece benefícios comprovados à saúde. Dentro dela, existe a auriculoterapia, que costuma ser indicada quando o paciente não tem boa aceitação às agulhas.
Através das esferas dispostas em locais estratégicos da orelha, é possível tratar doenças e minimizar incômodos, sejam eles físicos ou psicológicos.