relações humanas no trabalho

Relações Humanas no Trabalho

A boa prática das Relações Humanas no Trabalho é a chave do sucesso para manter clientes satisfeitos.

“Ninguém faz negócio com empresas. Ninguém compra produtos e serviços das empresas. Fazemos negócios com pessoas, que estão nas empresas.”

Sabemos que é condição básica que um colaborador tenha conhecimento técnico e administrativo para exercer suas funções, seja ela qual for, em qualquer profissão, no comércio, na industria, ou em qualquer setor. No entanto, para manter clientes satisfeitos é preciso alem do conhecimento técnico, saber exercer adequadamente a inteligencia interpessoal, as relações humanas.

Assim, saber tratar bem as pessoas, ser gentil, educado, entender as necessidades do cliente, com distinção, ser flexível, são fatores fundamentais de sucesso do seu negócio. É saber manter as Relações Humanas no Trabalho.

O Líder dá exemplo de Relações Humanas no Trabalho.

Portanto, penso que os empresários que pretendem manter uma clientela satisfeita devem entender e praticar a inteligência interpessoal. Assim, a prática das Relações Humanas no Trabalho deve começar com o líder, mantendo um bom relacionamento com seus colaboradores, e em seguida treinando-os para fazerem o mesmo com sua clientela. Isso é Liderança.

E isso só se consegue com treinamento contínuo, para si mesmo e para sua equipe. Um esportista, um atleta experiente e consagrado, treina todos os dias, e treina no dia anterior de qualquer partida, em qualquer esporte. Assim, se não treinou durante a semana, não joga, e ponto. Portanto, saiba que contrariar isso poderá comprometer o desempenho da equipe.

Vejo empresários que não participam de cursos, e treinamentos há anos, não recorrem ao auxilio de um Coaching para encontrar respostas a muitas questões ligadas a inteligencia interpessoal. Não colocam em prática as Relações Humanas de forma adequada. Assim, como exigir resultados da uma equipe sem referencia adequada?

Além disso, se quisermos clientes satisfeitos, precisamos equipes satisfeitas. Equipe 50% treinada terá 50% de qualidade, logo pode-se esperar um clientela 50% satisfeita. Portanto, o que podemos esperar de uma equipe sem treinamento?

Assim, o empresário que deseja colaboradores de alta performance deve dar o exemplo e se manter em dia com novas ideias, se qualificando. E qualificando sua sua equipe para exercer o bom relacionamento entre os colegas de trabalho e a clientela.

Responda rápido: Você deseja manter seus clientes satisfeitos?

 

 

Pedro Luiz Ramos Mazine. Engenheiro Civil e Administrador de Empresas. Pós-graduado em Marketing pela FGV-SP e MBA em Gestão de Pessoas. Instrutor Master Coach, Consultor, Hipnoterapeuta e Diretor da empresa MENS SANA Treinamentos.

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