PREGUIÇA de PENSAR

Se você tem preguiça de pensar e de ler esse texto, leia apenas o último paragrafo.

Mas se não for o seu caso. Boa leitura.

Vemos um fenômeno crescente nas pessoas, no mundo moderno. Graças a tecnologia, proliferou-se a facilidade dos meios de comunicação através das redes sociais, com fotos e textos curtos, geralmente sem muito conteúdo. A televisão, mesmo as redes por assinatura, chamada TV paga; vemos que a informação tem hora marcada, daí as pessoas preferem a internet. E a informação tem que ser imediata, de preferência por vídeos ou mensagens de voz.

As pessoas tem preguiça de pensar, de ler algo maior que uma frase. E se for bem curta, melhor ainda. P.ex. Hj se escreve  bfds e vc msm manda um Abr ou um Bj e pede Pfv abreviado tb .

Justificativas

E justificamos assim: O importante é entender a msg. Cuidado, isso pode ser um sinal de preguiça mental, preguiça de pensar.

Um texto que leve mais de 15 segundos para ser lido, é algo que causa grande incomodo.

As agencias de marketing, comunicação e publicidade, hoje estudam meios de tornar cada vez mais os anúncios interessantes sem que seja necessário uma frase. Texto nem pensar. A comunicação não-verbal tem que ser de excelência para que as pessoas não precisem “ler”, apenas “sentir” a mensagem.

Com isso os diálogos, o bom papo, as conversas, também estão se tornando práticas obsoletas, coisas do passado, do tempo dos nossos avós, que não tinham preguiça de pensar. Sentar em família na mesa do jantar para falar do dia, de como foi nosso trabalho(?). Isso é coisa de quem não tem o que fazer. “Com licença, preciso ir ao computador, ou ver minhas “mensagens”, tenho mais o que fazer”.

Assim, o “ruído” da mensagem, seja escrita ou falada, é algo preocupante. Se tiver um texto num “post” do Facebook, tenha muito cuidado com o que irá escrever na primeira linha, pois as pessoas dificilmente irão ler o restante da mensagem e poderão entender errado o que você deseja transmitir. Você pensou para escrever, porém, quem irá ler tem preguiça de pensar.

Pessoas de SUCESSO

As pessoas bem sucedidas, não tem preguiça de pensar, tem a calma necessária para ler. Gostam se atualizar, fazer cursos, ler bons artigos, bons livros, ler a mensagem inteira. Daí adquirem, além de cultura, uma vasta gama de informações que lhes conferem maior poder de discernimento, capacidade de julgar, escolher e tomar decisões mais assertivas. Assim, traçam melhor suas rotas, rumo aos seus objetivos. Tudo isso que tanto chamamos nos cursos e coaching. E assim, alcançam o Sucesso.

Enquanto isso, quem tem preguiça de pensar, de raciocinar, de ler tudo o que estava escrito na mensagem, ficam no meio do caminho se perguntando: Onde foi que eu errei? Porque não pensei nisso antes?

Quem tem preguiça de pensar, sempre perde a melhor parte. Não entendem a mensagem, seu conteúdo. Perdem informação, e informação é a chave do sucesso, pois sem ela fica impossível colocar em pratica boas ideias e ter SUCESSO. Espero que não tenha sido o seu caso.

 

Pedro Luiz Ramos Mazine. Engenheiro Civil e Administrador de Empresas. Pós-graduado em Marketing pela FGV-SP e MBA em Gestão de Pessoas. Instrutor Master Coach, Consultor, Hipnoterapeuta e Diretor da empresa MENS SANA Treinamentos.

5 (100%) 4 votos

4 thoughts on “

Participe: