Como Melhorar os Resultados da Empresa.

Quer saber se sua empresa pode gerar melhores resultados?

Pergunte para seus colaboradores. Mas, saiba perguntar!

Todo empresário deseja saber Como Melhorar os Resultados da Empresa. Se preocupa com o faturamento, níveis de estoque, produtividade, grau de eficiência, posicionamento de mercado, vendas, lucratividade, saúde financeira, retorno de investimentos, inovações, etc…

Ao mesmo tempo em que a maioria das empresas, pelo menos nos discursos, dizem que o principal capital da empresa é o capital humano. Entretanto, ideologias a parte, as empresas pregam que seus colaboradores são as peças fundamentais e que são eles que fazem toda a diferença.

Atualmente muitas empresas que investem em Gestão de Pessoas por saber como é importante conhecer o clima organizacional. E é através do Clima Organizacional que é avaliada a satisfação do cliente interno e são identificadas as falhas que podem comprometer a saúde corporativa.

Dentre as ferramentas mais usadas para saber como está o sentimento dos colaboradores em relação à empresa, encontra-se a pesquisa de clima organizacional.

Pesquisas de Motivação estabelecem algumas premissas, tais como:

  • Saber qual a opinião, e a satisfação dos colaboradores, sobre a empresa e especificamente suas funções;
  • Comparar as respostas e opiniões dos colaboradores com os resultados de pesquisas de anos anteriores;
  • Identificar as áreas prioritárias de interesse de cada individuo e gerar explicações e recomendações com oportunidades de melhoria.

Portanto, para se chegar ao ponto de aplicar uma pesquisa, é primordial que as lideranças estejam abertas para receber os resultados, e mais, ACEITAR. Em outras palavras, de nada adianta, medir os níveis de satisfação sem que as lideranças estejam dispostas a aplicar mudanças e buscar melhorias, ainda que estas mudanças estejam na contramão das estratégias atuais da empresa.

É um processo de Mudança.

Toda mudança precisa ser estruturada, porque requer a adesão de 100% dos colaboradores.

Mais importante é a confiabilidade da pesquisa, e sua transparência. Os colaboradores precisam, portanto, estar seguros de que suas respostas não lhes trarão nenhum tipo de transtorno, ou conflito com as lideranças. Devem estar certos que suas opiniões trarão benefícios. Isto eleva a motivação dos funcionários para responder as pesquisas com maior eficácia, o que melhora progressivamente os resultados das mesmas.

Além disso, é de se esperar que nas primeiras pesquisas haja uma participação tímida e com alto grau de desconfiança por parte da maioria dos colaboradores. Isto é normal, uma vez que se trata de uma mudança cultural. Mas tenha paciência. Estude e acate as opiniões por menores que sejam. Dê credibilidade ao trabalho, pois, com o tempo e gradativamente a participação se tornará mais efetiva.

Colaboradores Motivados é a Chave de Tudo

colaboradores-motivadosPortanto, saber se os colaboradores trabalham motivados é essencial em toda a organização. Empresas com 50% dos colaboradores motivados, treinados e preparados, terá no máximo 50% de eficiência, ou menos. Para se ter 100% de eficiência é preciso estar com 100% dos seus colaboradores muito bem preparados, treinados e motivados.

Alem disso, devem ter bons motivos para executar suas tarefas, suas funções. Porque, com maior parte dos motivos de agir e pensar fora da empresa, seus resultados ficam comprometidos. Isto faz com que baixe a produtividade, ocasionando retrabalho e queda na qualidade.

Ter na organização colaboradores Motivados, portanto, esta diretamente ligado a Resultado, e vice-versa.

Qual o nível destes resultados?

Pergunte a seus colaboradores.

 

Pedro Luiz Ramos Mazine. Engenheiro Civil e Administrador de Empresas. Pós-graduado em Marketing pela FGV-SP e MBA em Gestão de Pessoas. Instrutor Master Coach, Consultor, Hipnoterapeuta e Diretor da empresa MENS SANA Treinamentos.

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