Coaching Como Funciona ?

Coaching Coaching é um processo avaliação e desenvolvimento, baseado em diversas ciências como: Sociologia, Psicologia, Neurociências, Hipnose Clínica, Programação Neurolinguística, e que se utiliza de técnicas e ferramentas de RH e Gestão de Pessoas.

O método de Coaching consiste na aplicação de 10 Sessões Individuais de 90 minutos de duração, onde o Profissional (Coach) auxilia o cliente (Coachee), a aplicar diversas questões, dinâmicas, e ferramentas a fim de melhorar seu desempenho pessoal e profissional na obtenção de melhores resultados no seu dia-a-dia, e assim alcançar seus Objetivos.

A Origem da Palavra Coach

coach rio claro

O termo “Coaching” (o processo), possui diversos conceitos e significados, sendo o mais comum: “treinamento”. A palavra “Coach” tem origem na língua inglesa, e foi utilizada para designar o veículo de quatro rodas, puxado por cavalos, conhecido como carruagem, o Coach. A pessoa que conduz o veículo é o Coacher ou Cocheiro em português que no século XVIII, os nobres universitários da Inglaterra iam para suas aulas conduzidos em suas carruagens pelo Coacher. Assim, seria mais adequado chamar o Coach de condutor ou orientador.

Mais adiante o termo Coach passou a ser utilizado nas Universidades como sinônimo de “tutor ”, aquele que “conduz”, que orienta e prepara os estudantes. Em 1831 o termo Coaching foi usado pela primeira vez no âmbito dos esportes, e na década de 50 foi usado literatura de negócios, como uma habilidade de gerenciamento de pessoas.

Aplicações do Coaching:

  • coach aplicaçõesOtimizar e desenvolver competências;
  • Alinhar a atuação profissional às metas desejadas;
  • Estimular e acompanhar o desenvolvimento pessoal e profissional;
  • Incrementar a motivação, o desempenho e o potencial de sucesso;
  • Melhorar a qualidade dos relacionamentos;
  • Aprimorar a capacidade de lidar com adversidades.