Aromaterapia e Seus Benefícios

aromaterapia rio claroAromaterapia está ligada ao cheiro, quem já sentiu o perfume de uma flor, das árvores, das plantas, ou um delicioso aroma de ervas flavorizantes usadas nos temperos, nas comidas ao chegar em casa, sabe que nosso humor se altera a ponto de esquecer os problemas. Isso porque o “AROMA” que sentimos, são substâncias químicas, que através de um mecanismo do sistema olfativo tem ligação direta com nosso sistema nervoso central.

aromaterapia rio claro O Aroma pode ser definido como o odor presente em partículas suspensas no ar e solúveis em água/gordura. Nosso sistema olfativo, é um mecanismo de processamento dessas substâncias em cheiros. Estas substâncias presentes no ar excitam os receptores conhecidos como bastonetes olfativos localizados na cavidade nasal, cada bastonete tem estruturas menores chamadas cílios. Quando uma substância química chega a mucosa olfativa, ela é dissolvida, reage com os cílios e provoca uma reação produzindo um impulso elétrico. Os nervos olfatórios, feixes formados por milhões de fibras, fazem essa reação chegar até as regiões do cérebro  responsáveis pelo cheiro.

As informações geradas pelo aroma que sentimos, não atingem uma região específica do cérebro. A tarefa de discernir ou discriminar os odores, organizá-los e identifica-los no imenso arquivo de cheiros em nosso cérebro, cabe a várias estruturas localizadas no sistema límbico (amígdalas, hipotálamos, hipocampos, córtex frontal, tálamos). O fato de todas essas regiões do cérebro estarem conectadas, faz com que o processamento do odor envolva tanto aspectos cognitivos quanto emocionais, isto é, o equilíbrio das funções internas corporais em ajustamento ao ambiente, principalmente por meio da coordenação entre o sistema nervoso e o sistema endócrino

Aromaterapia“Aromaterapia”, tem sido cada vez mais estudada e aplicada como alternativa complementar em diversos tratamentos. Aromaterapia é a descrição de um ramo da Fitoterapia. “Aroma” significa, odor, cheiro agradável e “terapia”, tratamento que serve tanto para uma indisposição física ou mental. Trata-se de uma prática terapêutica que se utiliza das propriedades benéficas dos óleos essenciais 100% puros, que possuem fragrâncias agradáveis e potentes.

 

     

Instagram

Facebook