Rapport
O primeiro princípio básico da PNL diz que, para que se estabeleça o diálogo eficaz com alguém, faz-se necessário a elaboração de um rapport (relação) com a pessoa.
Estabelecer uma relação positiva e de empatica, é fundamental para que ele se abra e fique mais receptivo na aceitação das ideias e sugestões.
Com os benefícios do rapport, uma melhor interação fica estabelecida, aumentando as chances de se encontrar possíveis soluções.
Comportamento
Muitas vezes, nossos comportamentos dizem muito a respeito da nossa personalidade.
Mas em contrapartida, a intenção de um indivíduo também pode ser diferente da sua atitude. É uma faca de dois gumes.
Por isso, para se obter melhores resultados, a PNL parte do princípio que a pessoa não precisa mudar a sua essência.
Intenção positiva
Esse princípio da PNL parte da tese que diz que atrás de todo comportamento sempre existe uma intenção positiva, o que faz muito sentido.
As pessoas agem, pelo menos na maioria das vezes, com boas intenções.
Por isso, a programação neurolinguística acredita que cada indivíduo faz o melhor, sempre dentro das suas possibilidades e com os recursos que tem em mãos.
Mas vale dizer que, caso o resultado seja negativo, é fundamental não culpá-lo ou se sentir-se irritado. Afinal, as pessoas erram tentando acertar.
Mapa
A forma como o ser humano compreende o mundo e a vida é única. A grande questão é que cada pessoa tem a sua visão de mundo baseada nas experiências ou nos mapas internos que ela fez ao longo da vida. Por isso, dizemos que é única.
Ou seja, tudo é baseado nas sensações e conhecimentos que nos mostram como lidar com determinadas situações ao longo do caminho.
Sempre que mudamos esses mapas, toda a nossa forma de reagir ao mundo, pode mudar consideravelmente.
Individualidade
As pessoas não são iguais e têm visões diferentes sobre o mundo. Mas a PNL acredita que todos nós sempre devemos estar abertos para compreender as opiniões alheias.
Achar que somos os donos da verdade, muitas vezes, pode nos prejudicar.
Críticas e sugestões dos outros, por mais que não concordemos com elas, devem ser respeitadas, pois transmitem a forma como eles veem o mundo.
Além disso, o ponto de vista de uma outra pessoa pode ser útil em nossa vida. Ninguém domina a verdade absoluta!
Capacidade
Todas as pessoas dispõem de ferramentas e têm total capacidade de alcançar seus objetivos profissionais ou metas de vida.
Duvidar de si próprio, ficar o tempo todo reclamando são atitudes insensatas,são atitudes de autossabotagem que pouco ajudam. Podemos aprender a todo momento.
A capacidade do ser humano é inimaginável, por isso, podemos desenvolver as ferramentas das quais precisamos para ter sucesso na vida.
Mas só podemos fazer isso sem pessimismo, que deve ser evitado ao máximo. Se o outro é capaz, você também é. Simples assim!
Flexibilidade
Para a PNL, a flexibilidade é o caminho para o sucesso na vida. Uma pessoa que é flexível e tem resiliência tem uma capacidade de adaptação muito maior, se comparado com uma que não é.
Seja no trabalho ou na vida pessoal: ser flexível, por mais que incomode, é uma boa opção.
Quanto mais flexibilidade você tiver em seus comportamentos e atitudes, maiores serão as suas chances de sucesso.
Mas a flexibilidade não pode causar nenhuma espécie de sofrimento emocional, pois isso pode prejudicar o indivíduo.
Mudança
Esse princípio parte do pressuposto de que, se determinado comportamento ou maneira de se fazer alguma tarefa, não estiver trazendo bons resultados, o melhor a se fazer é mudar.
O mais interessante é que uma pessoa pode fazer a mesma coisa de formas diferentes.
Dessa maneira, abra o seu leque de opções, experimente ter outros comportamentos e atitudes no dia a dia.
Pode até não parecer, mas isso pode mudar a maneira como você interage com o mundo e até com as outras pessoas.
Deixe um comentário